Cerâmica artesanal apetece o paladar na apresentação de qualquer refeição
Alta gastronomia é aquela que valoriza desde os ingredientes até a harmonia do ambiente
Por Simone Noguera Cesar dia em Bate Papo
Piracaia é um pequeno município do interior paulista. Com 27 mil habitantes, a calma cidadezinha que já era muito conhecida pela truta, agora se transformou e tem destaque em diversas outras áreas da gastronomia. Isso também fez com que centenas de pessoas a visitem.
Uma das produções que mais chama atenção é a de cerâmica artesanal. Bárbara e Kátia, do Atelier Fontoura e Kiehl, uniram residir em um lugar sereno, trabalhar a criatividade e inspirar o visual num utensílio. Todos os produtos são personalizados e feitos sob encomenda para restaurantes, chefs e gourmets.
Elas começaram a atuar na garagem de casa e, em seguida, viram a necessidade de expandir o negócio. São peças lindas e estilosas que passam pelo processo da argila, esmaltação e queima, ou seja, uma produção trabalhosa, devido ao tempo que a matéria prima demora para secar e ser finalizada.
No último ano houve um crescimento considerável, tendo em vista a crise econômica no país. “Os restaurantes e chefs tiveram que reinventar, apresentar seus pratos de maneira diferenciada e nós conquistamos esse mercado. Foi a oportunidade de desenvolver e mostrar nossa cerâmica”, comenta Bárbara Fontoura.
O conceito que elas utilizam para realizar todo o trabalho, desde sua elaboração, é muito significante. “Nosso desejo é poder demonstrar a qualidade de nossos projetos no que tange a matéria prima, ao design e a preservação da personalidade do cliente como a alma por trás do objeto”, esclarece Kátia.
Conhecer o trabalho é valioso, mas ter em sua residência ou no trabalho uma das peças, é sensacional. Enriquece o ambiente, a mesa e apetece todos que a utilizam. Além disso, ainda fica com o gostinho de quero mais...