Diferença de enólogo e sommelier
Atualizações, técnicas e degustação fazem parte da rotina profissional para aqueles que querem se destacar no mercado
Por Simone Noguera Cesar dia em Profissão
Atualizações constantes e técnicas específicas. Características para quem quer trabalhar na área de bebidas. Porém, você pode estar perguntando: por quê? A resposta é que o mundo gira em torno da tecnologia e a sociedade se torna ainda mais exigente. Isso faz com que o mercado, até na área de bebidas, esteja em constante desenvolvimento, mudanças e apostando também nas inovações.
Mas qual curso você deve fazer para atuar nessa área? Caso você goste de decidir a respeito do cultivo da uva, técnicas e recursos na condução de todo processo do vinho, você será um enólogo. Segundo Marcelo Asnis, diretor da Sommelier School, pode-se dizer que todo vinho nasce na videira a partir da forma como o enólogo vai conduzir o cultivo da mesma.
Já o sommelier, mais conhecido pela sociedade, é muito requisitado em lojas, restaurantes, hotéis, mercados... em qualquer lugar que venda vinhos. Além disso, existe a possibilidade de prestar consultoria para importadoras, eventos etc. Esse é um profissional técnico de bebidas e o vinho é o produto que a grande maioria se especializa. Atualmente, se fala muito em sommelier de cerveja também. Afinal, existem muitas cervejas artesanais. Porém, é uma especialidade recente.
Independente de escolher ser enólogo ou sommelier, vale ressaltar a importância por atualizações, novas técnicas e também degustação. Além disso, entender o quanto fundamental é esse profissional nos estabelecimentos.
Primeiro, porque é um responsável técnico que pode colaborar, inclusive, no planejamento da carta de vinhos. Também, para motivar os clientes na degustação do vinho apropriado para cada refeição. Isso agrega a lucratividade e associa a um atendimento diferenciado.
Vale salientar que o sommelier é uma profissão regulamentada e seu piso salarial é de R$ 1.500, porém com comissão esse valor ultrapassa R$ 5 mil. “Podemos dizer que o céu é o limite”, encerra Marcelo.