Mão na terra, aprendizado e amizades
Alimentação orgânica desenvolve a economia colaborativa, traz benefícios ao convívio social e melhora a saúde de inúmeras pessoas
Por Simone Noguera Cesar dia em Matéria
Mais de 70 famílias do interior de São Paulo fazem parte da comunidade que sustenta a agricultura, CSA. Elas não moram no sítio, mas tem hábitos alimentares, de convivência social e cuidados com a natureza muito positivos.
Fundada em Atibaia há dois anos, a CSA alcança, cada vez mais, adeptos a agricultura de alimentos frescos, saudáveis, familiar e que se preocupa com o planeta. São 10 mil metros2 de área onde estão plantados cerca de 30 itens, dentro os quais, tomate, alface, mandioca, beterraba, banana, cenoura etc.
Esse novo método de economia é extremamente eficaz e tornou-se rotina em diversas cidades do país, afinal o agricultor e o consumidor final têm participação efetiva.
Todas as semanas esses produtos são colocados à disposição dos co-agricultores que retiram suas cestas, num lugar pré-estipulado, com a intenção de se alimentar melhor e proporcionar qualidade e saúde a si próprio e aos seus familiares também.
A ideia principal desse modelo agrícola é não ver o preço e sim o apreço. Isso significa que as pessoas que participam da CSA sabem utilizar de maneiras diferenciadas os alimentos e se preocupam com o todo, desde o plantio até a colheita. Mesmo com desafios como o clima, os bichos que habitam a redondeza e inúmeras relações com o meio-ambiente, os co-agricultores acreditam sempre no sucesso da colheita e fazem com que a parte vulnerável do negócio seja somente para os fortalecer como pessoas e membros da horta.
Os alimentos são orgânicos, sem exceção, e apresentam qualidade nutricional inigualável. Outro conceito é a preservação do meio e questões relacionadas a sustentabilidade.
Além disso, a CSA também tem vivências na horta. As famílias podem visitar o local, participar de eventos como festas juninas, culinária, auxiliar profissionalmente no dia a dia do negócio e ainda trabalhar efetivamente na terra. Isso aproxima muito todos os membros e ainda propicia amizades incríveis.
A expectativa é aumentar o número de pessoas da horta comunitária e proporcionar saúde e vida para todos que fazem parte dessa verdadeira rede do bem.