Mesa SP apresenta sabores da Bahia
Castanha de licuri é rica em proteína e apetece o paladar paulistano
Por Simone Noguera Cesar dia em Eventos
Um dos maiores eventos da América Latina, o Mesa São Paulo, recebeu renomados nomes da gastronomia nacional e internacional durante três dias no Memorial da América Latina.
Palestras, aulas práticas, degustações e produtos fizeram com que o espaço engradecesse os conhecimentos de todos que por ali estiveram.
A entrevistada do Culinárea foi a chef de cozinha Eli Batista. Ela é baiana e comanda o Bistrô do Oswaldo localizado no condomínio Outeiro das Brisas, praia do espelho em Trancoso.
A profissional destacou a castanha de licuri, que é um coquinho pequeno que dá em cachos grandes, em uma palmeira alta.
Com essa joia do semiárido baiano, Eli preparou receitas salgada e doce. Além disso, ela mostrou o coquinho e expos o quanto é importante na gastronomia e como meio de sobrevivência para muitas famílias.
A Farofa do Brasil também fez sucesso, porque estava repleto de expositores de produtos regionais. Porém, uma área chamou muito a atenção, o Brasa na Mesa. Isso porque foi a primeira edição em São Paulo. Neste espaço estavam especialistas em churrasco. Eles explanaram a respeito de desossa, cortes, charcutaria, defumação.
Um ambiente muito interessante é a área infantil, onde as crianças participam de aulas, oficinas e palestras interativas. Além disso, elas conhecem inúmeros produtos brasileiros e se apetecem com a preparação de alimentos.
Esse encontro é anual e reúne profissionais, estudantes e amantes da culinária.