Tamanho ideal do prato
Utensílio que faz parte da história da humanidade é produzido no processo de alta temperatura em Piracaia
Por Katia Cristina Orsi Kiehl dia em Colaboradores
Parto da premissa que todo mundo sabe o que é um prato. Mas vale descrevê-lo tecnicamente, partindo de um ponto: é um utensílio circular, plano ou côncavo, que pode ser exclusivamente ornamental, mas na maioria das vezes serve para depósito de alimentos para o momento da refeição ou para utilização no preparo destas.
Há pratos de diversos tipos, mas o mais comum é o circular levemente côncavo, com tamanho padrão com 23cm diâmetro – para refeição. Claro que não devemos esquecer os pratos de sobremesa, os fundos usados para porções mais caudalosas, mas como o nosso interesse aqui é explorar as variações nas porções servidas nas principais refeições – almoço e jantar, vamos nos ater ao básico prato raso de refeição.
Hoje em dia muito se fala sobre o controle ou a restrição calórica, levando-se em conta as porções que devem seguir as orientações nutricionais para cada tipo de dieta, mas em geral, observamos que tudo aumentou de tamanho. Os sanduiches das redes de fast food, as vezes tem três hambúrgueres! Nos restaurantes de comida por peso, não é incomum a opção de “coma a vontade”, refrigerantes então, tem até “refil”.
O correto seria porcionar cada tipo de alimento, equilibrando a refeição de forma nutricional, mas o que faz sucesso mesmo são as porções PLUS SIZE, inspiradas nas tendências americanas de servir quantidades maiores, para que o consumo seja também crescente.
Há estudos que indicam que esta tendência não só vai em direção do aumento das porções. Nos self-services, por exemplo, a escolha acaba sendo por maiores porções de alimentos mais calóricos, como carboidratos, por exemplo. Ou seja, com o aumento da superfície do prato, a pessoa não só come em maior quantidade, como ainda tende a fazer escolhas menos saudáveis.
Não podemos ignorar que temos a forte inclinação a “COMER COM OS OLHOS”, logo, por outro lado, qual Chef, Cozinheiro ou Restaurante nunca ouviu uma crítica quando apresenta porções reduzidas por inspiração na Nouvelle Cuisine, movimento culinário de origem Francesa da década de 70, fortemente influente na alta gastronomia?
As justificativas para o porcionamento técnico da culinária francesa, a qual muitas vezes é usada como padrão em qualquer restaurante com serviço a la carte, diz respeito inicialmente ao equilíbrio entre os ingredientes para que, tecnicamente, a receita fique perfeita! Além disso, alguns ingredientes mais exóticos devem ser dosados comedidamente para que sejam adequados ao paladar.
Na alta gastronomia há uma sequência de pratos (couvert, entradas, consomes/massas, carnes, sobremesa e café) ou o mais conhecido atualmente na Culinária Contemporânea, como “menu degustação”, chegando muitas vezes a uma sequência de 9 a 20 pratos! Nestes casos, o comensal vai comer de tudo um pouco e se seu paladar ficar estafado, a experiência não terá atingido seu objetivo, além de ser muito provável o mal-estar.
A média de consumo em uma refeição é de 400g/500g, dependendo do sexo e da disposição para alimentação, nestas refeições estendidas, normalmente o que acontece é que a pessoa não percebe que comeu tanto.
De fato, podemos observar no ateliê que os tamanhos dos pratos vêm aumentando consideravelmente. Mas atentas ao feedback das mídias sociais usadas por nossos clientes, o que se percebe, em suma, é que hoje há também uma grande preocupação com a apresentação, e isso sensivelmente é um elemento que colabora para as boas práticas de saúde, na medida que a refeição é feita, em casa ou nos restaurantes, de maneira pensada, com alimentos mais saudáveis, com cuidados delicados considerando a não só o que se come, mas especialmente como se come.
Sejam grandes ou pequenas porções que você quer servir em casa ou no seu restaurante, é muito importante ainda que seus utensílios não sejam desproporcionais, assim, um projeto sob medida vai ajudar você a fazer bonito na hora de servir.
Nossa proposta vai no sentido de personalizar a sua rotina alimentar agregando saúde e bem-estar no convívio à mesa. Observe o que falta (ou sobra) na sua casa ou restaurante, adaptando-se aos critérios nutricionais acima expostos e conte conosco para encontrar o equilíbrio também no tamanho do prato ideal!
Em nosso ateliê disponibilizamos peças pra todos os usos na pronta entrega, assim como aceitamos desafios de projetos sob medida para particulares e estabelecimentos do setor de alimentação.
Katia Cristina Orsi Kiehl, é a ceramista responsável pela composição dos esmaltes de alta e baixa temperatura no ateliê fontoura&kiehl que está localizado na rua Antônio José Martins Pintor 69, Boa Vista em Piracaia SP.