Vinho é clima, terra, trabalho e cultura. A história da humanidade!!
Conhecer a respeito dessa preciosidade encapsulada é viajar por todo o mundo
Por Piero Casara dia em Colaboradores
Vamos falar sobre vinho!
Falar sobre vinho é um grande prazer e também uma grande responsabilidade. Uma garrafa de vinho é a história encapsulada. Nela estão contidos o clima, a terra, o trabalho e a cultura do local, onde as uvas foram cultivadas e vinificadas. É como se pegássemos um pedacinho do universo, precioso pedacinho, congelássemos no tempo e colocássemos delicadamente neste casco de vidro.
Podemos imaginar, então, que a beleza do mundo do vinho está na variedade que este oferece. Está ao alcance de uma taça conhecer o resultado do trabalho de um povo, da terra, do clima de regiões tão díspares como a fria Borgonha, no norte da França, e a região de Constantia, na África do Sul, com seu clima de caraterística mediterrânea.
Atualmente podemos assistir, ainda, a um embate que só beneficia os bebedores de vinho: produtores do Velho Mundo “versus” produtores do Novo Mundo. As aspas neste “versus” são muito importantes, porque encontramos, atualmente, belas parcerias entre os produtores das regiões mais clássicas e tradicionais na produção de vinhos e os produtores que buscam a excelência através da inovação no modo de cultivo das videiras e sua vinificação.
Podemos ainda, conhecer diversos trechos da história da humanidade através do vinho – descobertas arqueológicas indicam que o vinho foi produzido pela primeira vez entre 8 mil e 5 mil A.C. na região da Geórgia! Imaginem, tantos milhares de anos atrás!
O que é Velho Mundo? E Novo Mundo? Como o vinho acompanhou o homem ao longo de sua história? Afinal, como escolho uma garrafa que agrade a meu paladar? Ou que agrade à pessoa que estou presenteando? Como acertar em cheio no vinho para levar àquele jantar na casa de amigos? É verdade que quanto mais velho melhor o vinho? Como é feito o Rosé? Qual a diferença de um vinho que passou por barricas de carvalho, por autoclaves de inox ou por tulipas de betão?
São muitas as perguntas e será meu prazer levar o leitor a descobrir essas e tantas outras respostas do mundo do vinho. É só me acompanhar nesta jornada!
Meu nome é Piero Casara, sou apaixonado por vinhos, tive o privilégio de estudar com um vinicultor extraordinário do Dão, no centro-norte de Portugal, e faço o que gosto: tenho um empório chamado Casa São Francisco que oferece muitas delícias, mas a menina dos meus olhos é a adega, toda climatizada, que guarda mais de 100 rótulos do mundo inteiro. Venha conhecer e viajar pelo mundo do vinho! Aproveite para sentar e bebericar sua garrafa, sem pressa, junto com queijos especiais, embutidos e outras delícias. Rua José Alvim, 287 - prédio 2 no Centro Histórico de Atibaia/SP.
Piero Casara
Proprietário da Casa São Francisco Empório