Você gosta de cerveja?
Experimente a cerveja artesanal e se surpreenda pela quantidade de aromas e sabores diferentes
Por Simone Noguera Cesar dia em Bate Papo
A cerveja e o chopp são apreciados por mais de 70% da sociedade brasileira. Isso não é à toa. O país é o terceiro maior produtor do mundo em volume e a bebida está inserida em diversos momentos que vão desde batizado até uma reunião de amigos.
A cerveja é muito antiga. Surgiu há mais de 8 mil anos e vários povos a produziram com ingredientes diferentes. Porém, foi na cidade de Plzeň, que surgiu a Pilsner. Em seguida, a American Lager chegou para ser a mais degustada no mundo, consumida por 90% da população.
Em Atibaia, uma cervejaria começou por uma amizade antiga e deu um boom. Então, Los Compadres tiveram que arregaçar as mangas e deixar suas ocupações principais para se dedicar integralmente à cerveja. Tudo isso em menos de 18 meses.
Vendas, eventos, administração, estudos de cervejas e divulgação da empresa. Esse empreendimento saboroso e muito consumido requer atenção minuciosa no dia a dia. Mesmo assim, eles ainda querem tirar do papel projetos como a ampliação da fábrica, espaços para harmonização e cursos.
Camille Paraguassu é a sommelier responsável pela cervejaria Los Compadres. Ela conta que cada minuto é primordial para que o aroma e o sabor da cerveja sejam mantidos. Por isso, o controle é rígido.
Hoje, a cerveja artesanal está entre as mais cotadas e para informar e sempre manter a qualidade dos produtos Camille faz cursos e atualizações frequentemente. Análise sensorial, harmonização e técnico cervejeiro foram os primeiros da lista.
A cervejaria Los Compadres tem mais de 11 rótulos em garrafa, 16 chopps, 15 mil litros de produção/mês e 20 mil litros/mês em adegas.